in

FILÉ DE PESCADA FRITO

Ingredientes:


8 filés de pescada (cerca de 600 g)
1 xícara (chá) de farinha de trigo
caldo de ½ limão
1 cebola roxa
folhas de salsinha a gosto
folhas de hortelã a gosto
folhas de coentro a gosto
óleo para fritar
azeite a gosto
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
cubos de gelo

Modo de preparo:
Descasque e fatie a cebola em meias-luas finas. Transfira para uma tigela, acrescente alguns cubos de gelo e cubra com água. Deixe a cebola na água gelada enquanto prepara os filés de peixe – a água gelada ajuda a eliminar o ardido da cebola.

Numa travessa coloque os filés de peixe, regue com o caldo de limão e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Deixe em temperatura ambiente enquanto separa os outros ingredientes.

Coloque a farinha de trigo num prato fundo (ou assadeira), tempere com sal a gosto e misture. Forre uma travessa com papel-toalha e reserve.
Leve ao fogo médio uma frigideira com cerca de ¼ de xícara (chá) de óleo para aquecer – a quantidade de óleo pode variar de acordo com o tamanho da frigideira, use o suficiente apenas para cobrir o fundo.

Retire dois filés de peixe do tempero e deixe escorrer o excesso de caldo de limão. Passe pela farinha de trigo, empanando bem dos dois lados – pressione delicadamente com as mãos para a farinha grudar.

Assim que o óleo estiver quente, coloque delicadamente os filés de peixe empanados. Deixe por cerca de 3 minutos até ficar com a casquinha dourada. Com uma escumadeira, vire os filés para dourar o outro lado por igual. Enquanto isso, empane os filés de peixe restantes.

Transfira os filés de peixe frito para a travessa forrada com papel-toalha. Repita o procedimento com os outros filés empanados. Escorra a água da cebola roxa. 

Written by Leticia Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ISCAS DE PEIXE COM MOLHO DE LIMÃO

MOQUECA DE PEIXE